Ferramentas da qualidade
Resumo: As ferramentas analisadas a seguir são as mais utilizadas, mas não são as únicas. Essas ferramentas são usadas por todos em uma organização e são extremamente úteis no estudo associado às etapas, ajudando a melhorar a qualidade. O objetivo deste trabalho é mostrar algumas ferramentas de qualidade: Brainstorming, Diagrama de Pareto, Histogramas, Diagrama de Causa e Efeito (Espinha de Peixe ou Diagrama de Ishikawa), Folha de Verificação, Gráficos de Dispersão, Fluxogramas e Cartas de Controle.
Palavras-chave: Qualidade. Problemas. Soluções.
Desenvolvimento
As Ferramentas de Controle de Qualidade são recursos a serem utilizados na aplicação da Metodologia de Solução de Problemas, sabendo que antes de iniciar a solução de problemas é necessário descobrir quais são eles, ou seja, resultados indesejáveis que precisa eliminar. Ishikawa observou que embora nem todos os problemas pudessem ser resolvidos por essas ferramentas, ao menos 95% poderiam ser, e que qualquer trabalhador fabril poderia efetivamente utilizá-las. Talvez o alcance maior dessas ferramentas tenha sido a instrução dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), seu sucesso surpreendeu a todos, especialmente quando foram exportados do Japão para o ocidente.
Abaixo seguem as descrições das Ferramentas de Qualidade:
Brainstorming (Tempestade de Idéias)
De autoria de Alex Osborn, foi, e é, por este e por seus seguidores, utilizado principalmente em áreas de relações humanas, publicidade e propaganda. É um método de geração coletiva de novas idéias através da contribuição e participação de diversos indivíduos inseridos num grupo. A técnica de Brainstorming funciona para problemas que têm muitas soluções, quando se necessita de respostas rápidas a questões relativamente simples, o Brainstorming é uma das técnicas mais populares e eficazes.
Diagrama de Pareto
É um gráfico de barras que mostra uma estratificação de várias causas ou características de defeitos,