ferramentas da qualidade
O “5 Por quês” é uma técnica para encontrar a causa raiz de um defeito ou problema. Esta ferramenta é muito usada na área de qualidade, mas na pratica se aplica em qualquer área, e inclusive pode ser muito útil em seu dia a dia. Foi desenvolvida por Sakichi Toyoda (fundador da Toyota), e foi usada no Sistema de Toyota de Produção durante a evolução de suas metodologias de manufatura. O principio é muito simples: ao encontrar um problema, você deve realizar 5 iterações perguntando o porquê daquele problema, sempre questionando a causa anterior. A explicação é mais fácil com um exemplo:
Para aplicação desta técnica devemos analisar as possíveis causas de maneira critica, considerando a sua real participação no problema detectado, ou seja, qual o fator de importância que esta causa tem para a ocorrência deste problema.
Portanto devemos ao responder 5 vezes por que? A real certeza de que a causa foi identificada e também se esta causa de fato é a mais critica para a ocorrência deste problema analisando.
Abaixo podemos detectar através de analise que o principal fator era a falta de manutenção preventiva ao qual ocasiona a parada da máquina, sem necessidade de chegar ao 5º por que? Ou em um nível mais critico.
A análise critica de um problema não deve ser realizada de maneira superficial, pois em muitos casos podemos mascarar a causa principal e por isso manter os efeitos deste mesmo problema.
Tome cuidado ao analisar as causas de um problema, pois o grupo envolvido deve ter base sobre evidências reais e não apenas fatos isolados que não contribuem de maneira critica.
Analisar profundamente esta causa é o que podemos chamar de detecção da causa raiz problema, por isso devemos considerar o 5 por quês uma técnica importante para esta etapa de identificação, simples e objetiva que auxilia no processo de solução.