FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA O PROCESSO PRODUTIVO ENXUTO
Autor: Agnaldo Bilak1
Orientador: Caroline Vieira de Macedo2
RESUMO
O tema do trabalho é Ferramentas da qualidade para o processo produtivo enxuto. O objetivo principal é analisar os principais aspectos da produção enxuta, enfocando suas ferramentas da qualidade, e os objetivos específicos são compreender o sistema de produção enxuta, além de seus fundamentos e princípios, e estudar a questão dos desperdícios, além teorizar sobre as técnicas e ferramentas do pensamento enxuto, entre outros. A metodologia é a revisão de literatura, através de pesquisa teórica.
Palavras-chave: Produção Enxuta. Qualidade. Ferramentas.
INTRODUÇÃO
Em virtude da crescente competição no mercado, as empresas são estimuladas a rever seus métodos construtivos afim de melhorá-los em termos de produtividade, qualidade e eficiência (IBRAHIM et al., 2010). A necessidade de reestruturação nas práticas corporativas tem sido alvo de estudos de vários pesquisadores por muitos anos. Essa busca por mudança não se refere necessariamente à adoção de novas ferramentas e tecnologias ou à aquisição de novas habilidades para operá-las (ALVES et al., 2012).
No setor industrial, as empresas, buscando vantagens competitivas, vêm se reestruturando em vista a melhorar seus produtos e serviços e a atender a demanda diferenciada de cada cliente, utilizando os princípios da filosofia da produção enxuta (Lean Production) (CARVALHO et al., 2011).
A estratégia da produção enxuta é baseada em melhoria nos processos da cadeia de suprimentos, por meio da redução de desperdícios, ou seja, de atividades que não agregam valor ao produto final, que abrangem todo o ciclo de vida do produto, desde seu projeto até a entrega ao cliente (CARVALHO et al., 2011).
Esta pesquisa, que tem como tema Ferramentas da qualidade para o processo produtivo enxuto, busca analisar os principais aspectos da produção enxuta, enfocando