Ferramenta M-Macbeth para tomada de decisão
Departamento de Administração
Disciplina: Processo Decisório Professor: Eduardo Picanço
Aluno: Daniel Tsuge Trugilho
“Trabalho da tomada de decisão.”
Caso: Decidir qual a melhor vodka para causar boa impressão nas mulheres em baladas cariocas de acordo com:
- a realidade financeira de um estagiário em administração que recebe um auxílio mensal de 1000 reais e que já possui despesas fixas com moradiano valor de 300 reais;
- o recebimento do salário que é só daqui a 5 dias;
- apreciação da bebida, levando em consideração o efeito benéfico a imagem pessoal que ela pode gerar para o decisor, em relação a atração de mulheres que buscam relações mais superficiais em um jogo de interesse em status social ao esbanjar poder aquisitivo.
O momento de escolher qual tipo de bebida o jovem vai fazer uso na balada pode não parecer algo complexo, mas se for buscar uma explicação coerente para sua escolha essa análise pode se tornar algo bem interessante. Nesse caso fica explicitada a condição financeira mediana de um jovem universitário que possui uma despesa fixa com moradia, porém ainda recebe ajuda com custos variáveis, dos pais. Ao chegar em uma festa, considerada de nível bom para a satisfação pessoal em relação a diversão e criação de novos vínculos afetivos, sendo esses seus principais objetivos, o jovem se depara com a primeira dúvida. Como facilitar essa satisfação? Que meios utilizar para lubrificar seus possíveis medos a fim de escorregar por entre os riscos do insucesso? Cerveja? Uma solução barata, mas de pouco brilhantismo e de baixa eficiência nas relações de tempo. Drogas? De certa forma, a sua educação foi suficiente para que ele entenda os perigos do uso de substâncias ilícitas. Dessa forma, como uma luz no fundo da prateleira mais alta surge a bebida destilada. Que nesse caso, o objeto de análise é a vodka. Entre três alternativas as quais:
- Smirnoff Red: dentre as opções é a de menor custo,