Fernando henrique cardoso
Biografia
Fernando Henrique Cardoso nasceu no Rio de Janeiro, em uma família de militares. Se mudou para São Paulo quando tinha 8 anos, onde formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), completando seus estudos de pós-graduação na Universidade de Paris.
Após o golpe militar de 1964, acabou se exilando no Chile e, logo depois na França. Voltou ao Brasil em 1968 e trabalhou como professor de ciências políticas na USP. Meses depois, foi aposentado pelo AI-5 (Ato Institucional nº 5). Fundou, com outros pesquisadores cassados, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).
Mesmo afastado pela ditadura militar, Fernando Henrique continuou pesquisando, fazendo palestras e escrevendo artigos na imprensa, sempre como crítico do regime militar e defensor da democracia.
Com o passar dos anos, Fernando Henrique Cardoso assumiu cargos importantes, tais como: * 1978: Foi eleito suplente de Franco Montoro para o Senado pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro). * 1983: Assumiu o Senado quando Montoro foi eleito governador de São Paulo. * 1985: Candidato a prefeito de São Paulo, mas perdeu para o ex-presidente Jânio Quadros. * 1986: Reelegeu-se para o Senado com seis milhões de votos * 1988: Funda, com outros líderes políticos, o PSDB (Partido Social Democrático Brasileiro).
Obra
Como sociólogo, Fernando Henrique escreveu obras importantes para a teoria do desenvolvimento econômico e das relações internacionais.
Acabou se dedicando ao aprofundamento de suas teorias durante o período em que ficou exilado durante o regime militar de 1964.
Foi um dos ideólogos da corrente desenvolvimentista. Participando dos grupos de estudos que resultaram na elaboração da Teoria da Dependência, diferenciando-se da teoria marxista, liderada por Theotonio dos Santos e Ruy Mauro Marini. Sua teoria sugere que os países subdesenvolvidos devam se associar entre si, buscando um caminho capitalista alternativo para o