Fernando Henrique Cardoso
Introdução
A Sociologia é um tema muito interessante, e não é apenas os sociólogos que se interessam pela mesma.
Este trabalho irá retratar sobre a biografia e contribuições sociológicas de Fernando Henrique Cardoso. Ao decorrer do trabalho, todas as características de sua vida serão retratadas, desde o seu nascimento até o auge de seu sucesso profissional, quando se tornou presidente da república. Além dessa parte, há também seus pensamentos que se encaixam na área da sociologia.
Enfim, essa foi uma breve apresentação desse trabalho tão cheio de história.
Fernando Henrique Cardoso
Biografia:
Fernando Henrique Cardoso nasceu no Rio de Janeiro em 18 de junho de 1931. Ainda cedo se mudou para São Paulo. Graduou-se em sociologia em 1961 pela USP, obteve doutorado e a Livre-Docência em 1963, ambos na mesma universidade. Após acontecer o golpe militar em 1964, fugiu para o chile, e depois para a França. Retornou ao o Brasil em 1968 e virou professor da usp. Meses depois, foi aposentado pelo AI-5. Fundou, então, com outros pesquisadores cassados, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, que se tornaria um núcleo de pesquisa e reflexão sobre a realidade brasileira.
Desenvolveu considerável carreira acadêmica, tendo produzido diversos estudos sociais em nível regional, nacional e global, e recebido diversos prêmios e menções honrosas pelos trabalhos. Foi eleito o 11º pensador global mais importante, pela revista Foreign em 2009, pelo pensamento e contribuição para o debate sobre a política antidrogas. É co-fundador, filiado e presidente de honra do (PSDB).
Obras e contribuições para a sociologia:
Em seus estudos sociológicos, pesquisou a evolução social da America Latina e analisou a dependência dos países subdesenvolvidos no sistema internacional de produção e comercio, este pensamento e descrito com clareza em suas obras: Dependência e