Fernando Botero
Botero nasceu em Medellin, Colômbia em 1932. Em 1951 ele se mudou para Bogotá, onde no Leo Matiz Gal realizou sua primeira mostra internacional. Em 1952 foi para Madrid, onde estudou na Academia de San Fernando. Em Florença de 1953 a 1955 aprendeu a técnica de afrescos e história da arte , o que influenciou suas pinturas desde então. Voltou para a Colômbia onde em Bogotá expôs suas obras na biblioteca nacional e, também em Bogotá começou a lecionar na Escola de Belas Artes da Universidade Nacional. Ainda em 1995, passou algum tempo no México, estudando os murais políticos de Rivera e Orozco, o que exerceu uma grande influência em sua percepção política.
No fim da década de 60 Botero foi aos Estados Unidos, embora sempre interessado no expressionismo abstrato ele buscou inspiração no renascentismo italiano. Por sua vez, agora influenciado pelas obras renascentistas, começou a experimentar a criação dos volumes em suas pinturas, expandindo figuras e comprimindo o espaço em torno delas.
Características de suas obras
As obras de Botero a primeira vista parecem somente humorísticas, mas ele sempre tenta mostrar algum comentário ou alguma critica social ou política em suas obras. Em suas obras Fernando Botero sempre retrata figuras como políticos, militares, a realeza, religiosos e músicos parados e em corpos rotundos, gordos.
Estilo artístico
Em suas pinturas Botero tenta sempre ocultar as sombras, pois elas sujam a cor, e consequentemente aumentando a luz de suas imagens. A luz provém do interior e a plasticidade de suas imagens é criada através da cor. A cor é fundamental, diz Botero, “pois dá a luz à pintura. A imagem só alcançará a perfeição quando a questão da cor já tiver sido resolvida.”
A Mona Lisa de Botero
Uma das obras mais famosas de Botero é a Mona Lisa, onde ele faz uma das mais famosas dentre tantas outras readaptações da Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Nessa obra Botero observou a Mona Lisa de da Vinci e aplicou nela uma de suas