fernando bottero
FERNANDO BOTERO
Colégio: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Aluno: Arthur Xavier de Toledo Araujo
Turma: 4ª série A
Professora Responsável: Claijean
Brasília, 03 de setembro de 2012.
Nascido em Medelín, Colômbia, em abril de 1932, Fernando Botero viria mais tarde a ser um dos maiores pintores da América Latina. Seu estilo inconfundível e suas criaturas, que segundo ele, não são gordas, e sim “volumosas”, tornaram-no conhecido em todo o mundo, fazendo-o expositor das mais conhecidas e consagradas galerias de arte no mundo. Como a maioria dos artistas, seu grande apogeu artístico ocorreu no momento mais difícil de sua vida, quando por volta dos anos 60, quando passou a residir em Nova Iorque. A solidão, rejeição e as dificuldades inerentes ao período de adaptação forçaram-no a encontrar seu estilo figurativo. Nas obras satíricas de Fernando Botero, políticos, militares e religiosos, músicos e a realeza, são retratados com figuras rotundas e sem movimento, assumindo a característica de vida humana estática. De natureza humorística à primeira vista, as pinturas de Botero são geralmente um comentário social com toques políticos. Além disso, Botero tornou-se bastante conhecido por parafrasear obras artísticas bem conhecidas. Segundo
MonaLisa by Botero ele, o uso das paráfrases está no sentido de mostrar que o aspecto mais importante de uma pintura não é o tema, mas antes o estilo. A frase a seguir, dita pelo próprio Botero, resume o que pensa sobre sua arte: “É importante saber de onde provém o prazer de contemplar um quadro. Para mim, é a alegria de viver combinada com a sensualidade das formas. É por isso que o meu problema é criar sensualidade através da forma.”.
Fernando Botero.
Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Percebe-se a sua escultura como uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.