Fermentação
Transformação e utilização da energia nos seres vivos
Faculdade Nobre
Docente : Camila Martins
Discentes : Gérssica Brida
Palloma Lima
Fernanda Medeiros
Janiara Cerqueira
Daniel Santos
Feira de Santana - 2015
O que é fermentação ?
• Fermentação é um conjunto de reações químicas controladas enzimaticamente, em que uma molécula orgânica
(geralmente a glicose) é degradada em compostos mais simples , libertando energia. Fermentação na história
Os produtos de fermentação foram usados desde a Antiguidade. Habitantes das cavernas descobriram que a carne envelhecida tem um sabor mais agradável que a carne fresca.
Vinho, cerveja e pão são tão velhos quanto a agricultura. Queijo, que envolve a fermentação de leite ou creme, é outra comida muito antiga. O valor medicinal de produtos fermentados é conhecido há muito tempo. Os chineses usavam coalho de feijão-soja mofado para curar infecções de pele há 3.000 anos. Os índios da América Central tratavam feridas infetadas com fungos.
A verdadeira causa de fermentação, porém, não era compreendida até o século XIX.
O cientista francês Louis Pasteur, enquanto estudava problemas dos cervejeiros e vinicultores da França, descobriu que um tipo de levedura produz vinho bom, mas um segundo tipo torna-o azedo. Esta descoberta conduziu à teoria da origem de doenças de Pasteur. A química das fermentações é uma ciência nova que ainda está em suas fases mais iniciais. É a base de processos industriais que convertem matérias-primas como grãos, açúcares, e subprodutos industriais em muitos produtos sintéticos diferentes.
Principais tipos de
Fermentação
• Fermentação Lática
• Fermentação Acética
• Fermentação Butírica
• Fermentação Alcoólica
Fermentação
Lática
Consiste na oxidação anaeróbica, parcial de hidratos de carbono, com a produção final de ácido lático além de várias outras substâncias orgânicas realizadas pelas bactérias do leite ,que é empregada na preparação de iogurte e queijos Fermentação
Lática
O