Treliça
SÃO PAULO
2014
PROJETO INTEGRADOR: ESTRUTURA DE COBERTURA
Projeto apresentado para a disciplina de Estática dos Sólidos, sob a orientação do professor da mesma, Dirceu Eduardo Galvão como parte da avaliação do 4º semestre de Engenharia Civil da Universidade Nove de Julho.
SÃO PAULO
2014
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
Este trabalho descreverá a construção e os resultados experimentais de uma estrutura de cobertura, tendo como base de sua construção a madeira (MDF), que será submetida a uma carga para testar sua resistência. O projeto que se submeter a todos os critérios avaliados, como: estrutura com menor massa que suporte o maior peso, melhor design e etc, terá a maior pontuação.
A estrutura de cobertura é um protótipo que nos foi apresentado para realizarmos o Projeto Integrador do 4° semestre de Engenharia Civil, onde colocaremos em prática tudo o que nos foi ensinado ao longo do semestre aplicando as matérias de Física Geral e Experimental IV, Materiais para a Construção Civil I, Desenho Aplicado à Engenharia, Cálculo Diferencial e Integral III e Estática dos Sólidos.
O trabalho abaixo é um estudo prático e teórico de métodos construtivos, levando em conta os requisitos propostos para o projeto.
TEORIAS
Cobertura
O termo cobertura é usado para designar todo o conjunto da obra a abrigo. Sendo assim, entendemos por cobertura um conjunto formado por telhas, estrutura secundária de apoio às telhas e estrutura principal. A estrutura secundária também chamada de trama ou armação serve para estabilizar todo o conjunto. A estrutura principal de apoio, que pode ser feita tanto de estrutura maciça, quanto de treliça ou lamelar, ela tem um formato triangular, normalmente chamado de tesoura.
Ilustração das partes do telhado
É normal utilizarem os dois termos, telhado e cobertura, mas ultimamente os autores de livros e profissionais do meio preferem utilizar o termo telhado, tanto para fala de