fermentação
DADOS SOBRE O USO DO PLÁSTICO
Brasil reduz o nível do uso do plástico.
Segundo levantamento das entidades responsáveis pelo Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, a redução do desperdício dos últimos cinco anos foi de 32,4%, o que significa 5,8 bilhões a menos de sacolinhas desperdiçadas no varejo brasileiro.
Março de 2013 - Mais de 800 milhões de sacolas plásticas deixaram de ser desperdiçadas no varejo brasileiro, em 2012. O levantamento foi realizado pela Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) e Instituto Nacional do Plástico (INP), entidades responsáveis pelo Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas.
O levantamento mostra que o Programa permitiu uma redução acumulada de 5,8 bilhões de sacolas plásticas no Brasil, nos últimos cinco anos, quando foi criado. A marca representa 32,4% de redução em comparação com o volume de sacolas plásticas produzidas em 2007, ou seja, maior que a meta estipulada pelo Programa, que era de 30% em cinco anos.
Uso das sacolas plásticas no Brasil. No Brasil, estima-se que o uso de sacola plástica seja 41 milhões por dia, 1,25 bilhão por mês e 15 bilhões por ano. Mas os consumidores brasileiros representam apenas uma parte do uso mundial do produto. Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) indicam que, no mundo, são distribuídas de 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas por ano. Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.
Como vai o plástico no Brasil?
Segundo Silvia Piedrahita Rolim, assessora técnica da Plastivida - Instituto Sócio-Ambiental do Plástico, o material é reutilizado apenas na indústria têxtil e na fabricação de cabides, baldes, mangueiras, solados, vassouras, material de escritório e móveis para jardim, por exemplo. 2.177.799 é a quantidade de