Fermentação
FERMENTAÇÃO REALIZADA POR LEVEDURAS
10ºCTB
Ana Rita Gomes – Nº25651
Beatriz Vieira – Nº25712
Joana Nazário – Nº 25663
Professora: Alda Serrão Maio, 2011
INTRODUÇÃO
A fermentação é um processo anaeróbio de transformação de uma substância noutra, produzida a partir de microorganismos, tais como bactérias e fungos, que neste caso recebem o nome de fermentos. O objectivo da fermentação é que uma substância seja quebrada em compostos mais simples sendo sempre iniciada por enzimas. É um processo simples e, em termos evolutivos, primitivo de obtenção de energia, que ocorre no hialoplasma das células. Compreende duas etapas:
A glicólise que é o conjunto de reacções que degradam a glicose até esta se tornar em ácido pirúvico ou piruvato;
Redução do ácido pirúvico em que se dá um conjunto de reacções que levam à formação dos produtos da fermentação.
Neste caso em particular, estudou-se a fermentação alcoólica realizada pelas leveduras. As leveduras são fungos unicelulares que se multiplicam rapidamente em condições favoráveis, nomeadamente, em meios ricos em açúcares, como por exemplo, nas flores e nos frutos suculentos. Estas, na presença de glicose produzem álcool e dióxido de carbono, sendo, por isso, este tipo de fermentação designado de fermentação alcoólica.
A fermentação realizada pelas leveduras é um processo que está na base da produção e transformação dos diversos produtos utilizados no quotidiano humano, nomeadamente, na produção de pão, de cerveja e de vinho.
OBJECTIVOS
- Observar o processo da fermentação em leveduras;
- Identificar os produtos finais da fermentação alcoólica;
- Relacionar as condições do meio com a velocidade do processo;
- Realizar