ferimentos e amputação
A aplicação de técnicas de primeiros socorros está relacionada aos procedimentos de emergência fornecidos às vítimas de acidentes, mal súbito e busca manter os sinais vitais da vítima.
O socorro deverá ser realizado sempre que o atendimento especializado não estiver presente no local do acidente, entretanto, não refuta a obrigatoriedade de um atendimento especializado o mais rápido possível.
É importante saber que a falta de atendimento de primeiros socorros e a omissão de socorro eficiente são os primeiros motivos de mortes e danos irreversíveis às vítimas de acidentes de trânsito. (Amariz, Marlene. Primeiros Socorros)
2. FERIMENTOS
Ferimentos são o rompimento traumático dos tecidos moles, como a pele, tecidos gordurosos, Músculos e órgãos internos. Ele pode ser leve ou superficial e extenso ou profundo, Comumente são visíveis, causam dor, e suscetíveis à infecções. A aplicação dos primeiros socorros em casos de ferimentos visa diminuir a dor, estancar o sangramento e eliminar as chances de infecção. (Ministério da Saúde)
2.1. TIPOS DE FERIMENTOS E OQUE FAZER.
2.1.1. Ferimentos leves ou superficiais
São os pequenos cortes e arranhões. Os procedimentos de primeiros socorros a serem tomados são muito simples. Como por exemplo cortes ocasionados na cozinha na hora de fazer a comida e arranhões quando passamos a pele em algo ou por gatos e outros animais.
• Lavar as mãos com água e sabão antes de fazer o curativo;
• Lavar a parte atingida com água e sabão, removendo do local do ferimento toda e qualquer sujeira, como terra, graxa, caco de vidro.
• Colocar um antisséptico;
• Cobrir o ferimento com gaze esterilizada e esparadrapo, ou pano limpo;
•Nunca utilizar algodão ou lençol de papel sobre ferimentos
• Procurar um Posto Médico. Caso haja suspeita de fratura no local, não lavá-lo com as mãos. No caso de cortes maiores, depois de lavar bem o local, deve-se aproximar as bordas da ferida e