Feridas
Classificação Quanto ao Tipo de Tecido Tecido Necrótico:
• Restrito
a uma área – lsquemia (diminuição ou interrupção da circulação). • Caracterizada pela soma de alterações (liquefação e ou coagulação) indicativos de morte celular e causada por ação de degradação de enzimas podendo afetar grupos de células ou parte de estrutura de um órgão diferenciam pela coloração e consistência.
Necrose por liquefação
Feridas e Curativos (módulo II)
Escara: De coloração marrom ou preta é descrito como uma capa de consistência dura e seca.
Esfacelo: Termo utilizado para caracterizar o tecido necrosado. • Consistência delgada, mucóide e macia, que podem estar firmes ou frouxamente aderidos ao leito ou borda da ferida. • Possui cor amarelada ou cinza. • Formado por fibrina (concentração de proteína), e fragmentos celulares
Feridas e Curativos (módulo II)
Tecido de Granulação: Aumento da vascularização: é característico no processo de cicatrização de feridas. Aparência de pequenas massas moles nodulares vermelho vivo, e aveludadas.
Epitelização: Redução da vascularização e um aumento do colágeno, contração da ferida. •Durante o processo de maturação do epitélio as células se dividem e se deslocam para cima. • O novo epitélio tem coloração róseo.
Tipos de Exsudato
Transudato: fluido que passa através dos vasos com baixo conteúdo de proteínas e derivados celulares. Ex.: Ascite ou Barriga d’Agua (acúmulo de líquidos (plasma sanguíneo) no abdome.
Exsudato: Material fluído,composto por células ou debris (restos) celulares que escapam de um vaso sanguíneo e se depositam nos tecidos ou nas superfícies teciduais, resultado de um processo inflamatório.
Tipos de Exsudato (cont.) Exsudato Seroso: Caracterizado por liberação de líquido, com baixo conteúdo protéico. Conforme local da lesão origina-se do soro sanguíneo ou das secreções serosas.
Exsudato hemorrágico: Decorrente de lesões com ruptura de vasos ou diapedese de