fenômenos periódicos
Nomes: Caroline Maschietto nº03
Marcella D’angelo nº24 Série:2ºB
Maria Eduarda nº25
Sarolayne de S. Vieira nº31
MARÉS
Maré é o movimento periódico das águas do mar, pelo qual elas se elevam ou abaixam em relação a uma referência fixa no solo É o fenômeno causado pelas atrações simultâneas do Sol e Lua sobre as águas do Globo, e, pelo fato do nosso astro mais próximo ser a Lua, é claro que ele causa maior influência.
A atração gravitacional da Lua faz com que a água dos oceanos avance sobre a parte da Terra que se encontra mais próxima à Lua e também sobre a parte diametralmente oposta.
O movimento de translação da Lua, também conhecido como dia lunar, tem a duração aproximada de 24h e 50 min., dividindo-se este tempo em 4 períodos, teremos quatro turnos de aproximadamente 6h e 12minutos, que é a duração de cada maré e suas variações, de preamar a baixa-mar.
Nos períodos de Luas grandes (Cheias e Novas), onde a Terra, o Sol e a Lua estão em oposição ou conjunção, ocorre uma somatória de forças desses astros, e o movimento das marés atinge seu ponto extremo (tanto nas preamares quanto nas baixa-mares), fazendo assim que ocorram as marés de sizígia ou de águas-vivas (marés de grande amplitude) onde as águas correm em grande velocidade, muitas vezes chegando a sujá-las.
Nos períodos de Quartos Crescentes e Minguantes, ocorre o inverso das sizígias, que são as marés mortas ou de quadratura, onde as águas são calmas e de pouca velocidade.
Maré solar: Se existisse apenas a atração do Sol sobre a Terra,duas Marés altas consecutiva seriam separadas por um intervalo de 12 horas.
Alterações também podem ocorrer por meio da maré meteorológica, que é a diferença entre a maré observada (real) e aquela prevista pela Tábua das Marés. As causas desse fenômeno pouco