Fenômenos de transporte
Fenômenos de Transporte
O primeiro tema que foi tratado neste ATPS foi sobre “Definição e propriedades dos fluídos”. Mecânica dos fluidos é a ciência que tem por objetivo o estudo do comportamento físico dos fluidos e das leis que regem este comportamento.
No primeiro exercício praticado pelo grupo nós tivemos que definir a geometria que utilizava para desenvolver dois tanques, um com 50 litros de água e outro com 3 litros de água, mais um tubo que ficava conectando os dois tanques, com diâmetro de 10 Cm na saída e um comprimento de 15 cm.
No segundo exercício tivemos que determinar o valor de massa de água e o peso específico quando o tanque principal estivesse completamente cheio de acordo com a geometria que escolhemos, consideramos que a massa específica da água era igual a 0,998 cm³ e a aceleração da gravidade igual a 9,81 m/s, o que chegou a um resultado de γ(água) = 0,098N/m².
No terceiro exercício tínhamos que pesquisar sobre a viscosidade da água e entender por que especialistas em aquários recomendavam utilizar sal como uma forma de alterar a viscosidade em torno do peixe. Nessa pesquisa aprendemos que a viscosidade é a resistência apresentada por um fluido à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. Os especialistas utilizam sal porque ele dificulta a reprodução de bactérias na água.
O segundo tema tratado foi “Estática dos fluídos e cinemática dos fluidos”. O fluido é considerado estático se todas as partículas não tiverem movimento ou tiverem a mesma velocidade relativa constante em relação a um referencial de inércia.
No primeiro exercício tínhamos que calcular a pressão no fundo do tanque principal e do tanque auxiliar, quando estivessem completamente cheios, ambos abertos a atmosfera, de acordo com a geometria estabelecida. Para a realização deste trabalho nos adotamos o tanque principal e o tanque auxiliar com a mesma altura, mas com