Fenômenos de Transporte - Manômetros
Keywords—.Liquid column manometer, elastic manometers, Bourdon, diaphragm, electromechanical and sensors.
I. INTRODUÇÃO
Pressão é a relação entre uma força e a superfície sobre a qual ela atua. A pressão menor que a pressão atmosférica é chamada vácuo. A pressão absoluta é a pressão positiva a partir do vácuo perfeito, ou seja, a soma da pressão atmosférica local e a pressão relativa.
Geralmente os instrumentos medidores de pressão, os manômetros, indicam a diferença entre a pressão medida e a pressão atmosférica local, isto é, medem a pressão relativa.
Existem três categorias de medidores de pressão:
1. Manômetros em que a medição de pressão se faz por equilíbrio com uma coluna de líquido de densidade conhecida;
2. Manômetros em que a medição de pressão se faz equilibrando a força produzida sobre uma área conhecida, com uma força mensurável;
3. Manômetros em que a medição de pressão se faz por equilíbrio da força produzida numa área conhecida com a tensão atuante num meio elástico.
II. Tipos de manômetros
A. Manômetros líquidos São baseados na equação manométrica e sua construção é simples e de baixo custo, os quais são formados por um tubo de vidro com área seccional uniforme, uma escala graduada, um líquido de enchimento e são suportados por uma estrutura de sustentação. O valor de pressão medida é obtida pela leitura da altura de coluna do líquido deslocado em função da intensidade da referida pressão aplicada, esse instrumento é utilizado somente para medição de baixas pressões. O mercúrio e a água são os líquidos mais utilizados para os manômetros de líquidos e tem