Fenômeno de percepção Social
Esteriotipo: Caracteristicas atribuídas a um grupo social e passa para a pessoa. Serve para economizar energia, pode ser positiva ou negativa, a primeira impressão é medida pelo esteriotipo, não faz eu evitar esse tipo de pessoa, é um pré julgamento, uma generalização por uma maioria, ex: todas mulheres são babeiras. Existem 3 tipos: gêneros, ocupação e etnia (de cor até religião).
Estigma: São formados apartir dos esteriotipos, é uma desvalorização de indivíduos, é como uma característica a mais, é um sinal, uma marca, um preconceito muito forte, que faz com que evitemos essas pessoas, por isso sempre é negativo, ex: ex presidiarios, se forma uma expectativa, não sabemos do que o sujeito é capaz.
Esquemas: é uma representação, faço para identificar as pessoas.
Atitudes: São posicionamentos de como as pessoas agiria dianta uma tal situação que ainda não ocorreu.
Teorias sobre formação e transformação atitude (interação social)
*Teoria da aprendizagem: respondente -> operante, se faz através da imitação. ex: criança violenta. A fala, os comportamentos e a linguagem são exemplos. Pode ser positiva ou negativa.
*Teoria da dissonância cognitiva: adequação da atitude ao comportamento. Hora acredito em uma coisa, hora em outra, é uma tensão produzida por pensamentos diferentes. Como ela forma e transforma atitudes. Ex: igreja
*Modelo de elaboração de probabilidade: Duas rotas de persuação: Rota central: mais duradoura, menos intensa, utiliza argumentos racionais. Ex: emocional, afetiva. Rota periférica: mens duradoura e mais intensa, utiliza apenas o apelo a emoção. Ex: sentimento.
a)conformidade: é adequação a opniao do grupo. 1 a 3 pessoas tendem agir conforme as outras. Grupos de 5 a 7 pessoas tendem a isso.
b)Obdiencia cega: consegui convencer as pessoas de forma contrarias as suas convicções. Ex a mídia
c)Folga ou vadiagem social: redução do esforço individual conforme o trabalho do grupo. Envolve