fenomologia
Castelo da porta da Conceição e escadinhas do Alenquer:
Contexto/envolvente
Percurso de aproximação
Ponto de partida
Leitura aqui/agora (espaço forma)
O castelo de Alenquer foi uma importante praça moura, uma fortaleza que, na Idade Média, teve grande valor estratégico na linha de fortificações que defendiam Lisboa. Restam actualmente alguns fragmentos das muralhas, a porta da Conceição e a curiosa torre da Couraça.
O castelo é de planta rectangular, com dois ângulos constituídos por torres, no troço de muralha voltado a Norte conservam-se as duas torres quadrangulares avançadas em relação à cerca, numa solução que se aproxima das torres albarrãs islâmicas, numa das portas de entrada encontra-se a coroa real e o brasão de Dom Manuel. Actualmente restam apenas panos de muralha, alguns dos quais integrados a construções, a Porta da Conceição e a torre da couraça.
Organizava-se em dois recintos diferenciados: no nível superior, ajustando-se à topografia do terreno, localizava-se a alcáçova; no inferior, abrangendo uma área mais vasta, desenvolvia-se a cerca que protegia o primitivo aglomerado urbano.
Cercado por um jardim com uma série de escadas e o rio que atravessa a cidade do Alenquer, o castelo da porta da Conceição mantêm se com o seu aspecto majestoso, como se ainda estivéssemos na época medieval, uma obra que te atrai por sua beleza, forma, dimensão e distribuição de espaços que forma na sua totalidade uma verdadeira beleza da arquitectura. Situado na parte superior de uma colina o castelo te convida a passear pelo seu jardim com vistas ao rio, o trajecto é emocionante, pela paisagem e contacto com a natureza, pedras, arvores e vários caminhos que te leva de encontro com entrada deste castelo.