Métodos cientificos
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADIMINISTRAÇAO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
DOCENTE: ALEXANDRE MAGNO
MÉTODOS CIENTÍCOS
COMPONENTE:
Felipe Veríssimo Tavares
1NC - RF
Natal/RN 2009
Métodos que proporcionam as bases lógicas (Abstração)
[pic]
[pic]
MÉTODO DEDUTIVO (Racionalismo)
O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão. Usa o silogismo, construção lógica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de conclusão.
MÉTODO INDUTIVO (Empirismo)
Considera que o conhecimento é fundamentado na experiência, não levando em conta princípios preestabelecidos. No raciocínio indutivo a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta. As constatações particulares levam à elaboração de generalizações.
MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO (Neopositivismo)
Consiste na adoção da seguinte linha de raciocínio: quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge o problema. Para tentar explicar as dificuldades expressas no problema, são formuladas conjecturas ou hipóteses. Das hipóteses formuladas, deduzem-se conseqüências que deverão ser testadas ou falseadas (tornar falsas as conseqüências deduzidas das hipóteses). Procuram-se evidências empíricas para derrubá-la.
MÉTODO DIALÉTICO (Materialismo)
Contradições se transcendem dando origem a novas contradições que passam a requerer solução. É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico, etc.
MÉTODO FENOMENOLÓGICO