Fenomologia
Fenômenos Físicos
Se este fenômeno não modifica a composição básica da matéria, dizemos então que ocorre um Fenômeno Físico. Nos Fenômenos Físicos a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois do momento em que ocorreu o fenômeno.
Exemplos de Fenômenos Físicos:
Um papel que é rasgado ao ser submetido a uma força.
Um ímã que atrai a limalha de ferro devido á força magnética.
O gelo que derrete se transformando em água liquida ao absorver calor do meio.
Um bloco de cobre que é transformado em tubos, chapas e fios.
Os Fenômenos Físicos não dão origem a novas matérias, apenas manipulam a matéria de origem.
De forma geral, os Fenômenos Físicos são reversíveis, ou seja, a matéria volta a sua forma original após o fenômeno ocorrer. Entretanto, nem sempre é assim.
Ao rasgarmos um pedaço de papel, mesmo os pedaços picados continuam a ser papel, portando temos um Fenômeno Físico, todavia, não é possível obtermos novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados. Sendo assim, podemos concluir que em determinados aspectos, os Fenômenos Físicos são irreversíveis.
Fenômenos Químicos
Quando um fenômeno modifica a composição original da matéria, ou seja, a matéria se transforma de modo a alterar completamente sua composição, deixando de ser o que era para tornar-se algo diferente, podemos concluir que ocorreu um Fenômeno Químico.
Nos Fenômenos Químicos, a composição inicial da matéria é modificada, dando origem a algo completamente novo, que dá origem ao resultado final do fenômeno.
Exemplos de Fenômenos Químicos:
Um papel queimado, que deixa de ser papel e não pode voltar a sua forma original.
Uma palha de aço que enferruja.
O vinho que é transformado em vinagre pela ação da bactéria Acetobacter Aceti.
O leite que é transformado em