Fenomenos
Fenômenos são todas as transformações que a matéria sofre como, por exemplo, a queima de um papel, a produção de vinho a partir da uva, a queima de um cigarro, derretimento de metais, entre outros.
E os fenômenos podem ser classificados em dois tipos: os fenômenos físicos e os fenômenos químicos.
Os fenômenos físicos são aqueles que não causam mudança/transformação na estrutura da matéria. Por exemplo, o papel. Se o rasgarmos, ele não deixa de ser papel, apenas muda sua forma.
Os fenômenos químicos são aqueles que causam mudança/transformação na estrutura da matéria, gerando, assim, novas substâncias. Por exemplo, a esponja de aço. Se colocarmos em contato com umidade e oxigênio, inicia-se o processo de enferrujamento
OBJETIVO
O objetivo é observar os experimentos e identificar se são fenômenos físicos ou químicos e o que acontece com eles através dos testes sugeridos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Copia os da folha da aula..
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Nessa aula, tivemos diversos experimentos para poder observar os fenômenos.
Sublimação do iodo: Colocou-se 3 cristais de iodo em um béquer de 100 mL, e então cobrimos com um vidro de relógio. Despejando água no vidro de relógio até quase encher. Colocou-se esse conjunto sobre uma tela de amianto e aqueceu com uma chama baixa até que os vapores de iodo atinjam o vidro de relógio. Esperou-se o iodo sublimar e suspendeu-se o fogo, deixando esfriar em seguida.
Aquecimento do magnésio (fita de magnésio): Pegou-se um pedaço de fita de magnésio com uma pinça metálica e levou-se à chama do bico de Bunsen até emissão de luz. Decomposição do dicromato de amônio (NH4)2Cr2O7: Com uma espátula, colocou-se uma pequena quantidade de dicromato de amônio em um tubo de ensaio. Aquecendo ele em um bico de Bunsen, mantendo inclinado.
Combustão do enxofre: Em um tubo de ensaio aqueceu-se uma pequena quantidade de enxofre usando a capela
Reação entre iodeto de potássio (KI) e nitrato de chumbo II