As implicacãoes sobre leitura escrita
hoje em dia a leitura e a escrita aumentou muito por mais que seja utilizado outros meios, Jovens, crianças e adultos utilizam-se dos e-mails, do MSN e de outros aplicativos para comunicar-se. Sendo assim, acabam lendo e escrevendo muito mais do que alguns anos atrás.
As pessoas comunicavam-se prioritariamente por cartas ou por telegramas, nem todos escreviam. Era raro ver uma criança ou um adolescente escrevendo uma carta. E hoje o quadro está completamente mudado. Pode ser que não usem muito a caneta e o papel, mas, em contrapartida, o computador é o instrumento mais utilizado para comunicar-se. a figura da pessoa com a carta
Em tempos passados, escreviam-se diários em que as pessoas colocavam todos os seus sentimentos e fatos ocorridos durante o dia, mas ninguém tinha acesso a esses escritos. Ter diário era ter um livro de segredos, e ninguém, exceto o próprio dono, tinha acesso a ele. Como mudam os comportamentos! Diários não existem mais. Hoje se fala em blog,facebook e etc. E esse não é mais escondido, pelo contrário, é difundido. Pessoas do mundo todo podem saber o que as outras estão fazendo no seu dia a dia. E ainda podem comentar sobre a vida do outro no próprio diário “virtual”, que é o blog ou Facebook que hoje se torna mais atual. a figura do facebook
Com essa iniciativa, a produção de texto tornou-se mais prazerosa, e a leitura também, uma vez que os alunos-autores também leem textos um dos outros. E comentam. Assim, escrevem cada vez mais.
Muitos pais e educadores ficam surpresos e assustados com tantas modificações que ocorrem na língua portuguesa utilizada pelos adolescentes.
Portanto, importante é escrever, ler; ler e escrever, não importa o veículo utilizado. Tornar-se autor de seus próprios textos e posicionar-se na sociedade como cidadãos críticos e atuantes. Só assim poderemos crer em um mundo mais digno e melhor para nossos jovens.
PERGUNTA: De que forma a tecnologia