fenomenos quimicos e fisicos
OBJETIVO
O experimento realizado teve como principal meta a compreensão e observação da diferença entre os fenômenos físicos e químicos através de diferentes tipos de materiais.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Fenômeno é a transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças na sua composição. Existem dois grupos de fenômenos, os físicos e os químicos.
Fenômeno químico é o que ocorre com formação de novas substâncias e diferentes propriedades químicas. As substâncias iniciais são chamadas de reagentes, e as finais são os produtos. Combustões, decomposições, digestões, cozimentos são suas principais características.
Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria que não geram alteração em sua composição(ponto de fusão, ebulição...). É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.
RESULTADOS
1. Ao aquecer a bolinha de estanho observou-se um fenômeno físico pois ocorreu a fusão do mesmo ( passagem do estado sólido para o líquido) que é cerca de 232 ºC.
2. Adicionou-se uma ponta de espátula de naftaleno (também conhecida como naftalina) em uma cápsula de porcelana. Em seguida,inflamou-se o reagente.
Todo o procedimento foi realizado em capela. O resultado obtido da combustão do naftaleno foi
fuligem. Portanto, sofreu uma combustão incompleta,
evidenciando-se, desta maneira, a presença de carbono em sua constituição.
Então, identifica-se um fenômeno químico.
C10H8 (s) + 3O2 → CO2 (g) + 9C (s) + 4H2O (l)
3. Ao misturar ácido clorídrico, HCl (l), com nitrato de chumbo, Pb(NO3)2 (l), em um tubo de ensaio, pode-se observar a formação de precipitado, que neste caso foi o sal cloreto de chumbo, Pb(Cl)2 (s), e água. Assim caracterizando-se um fenômeno químico.
Pb(NO3)2 (l) + 2HCl (l) → Pb(Cl)2 (s) + 2HNO3 (l)
4. Ao se juntar um pedaço de magnésio com uma solução de ácido clorídrico em um tubo de ensaio, foi observado a liberação de gás e a formação do
precipitado