fenomenos fisicos e quimicos
Verificar diferenças entre transformações físicas e transformações químicas através de procedimentos experimentais.
II – Introdução teórica.
Transformação significa modificação, mudança, alteração. O primeiro passo quando se estuda uma espécie de matéria com a finalidade de verificar se ela esta se transformando é isolá-la para podermos observá-la melhor.
Para que possamos descrever uma transformação decorrida é necessário observá-la em dois momentos diferentes, um estado inicial e um estado final.
Ao compararmos as propriedades especificas da matéria no estado inicial com as propriedades no estado final e percebemos alguma diferença, dizemos que ocorreu uma transformação na espécie de matéria observada.
Transformação Física é aquele que não altera a estrutura das substâncias, ou seja, não altera sua composição química. Já transformação Química é aquele que altera a estrutura das substâncias modificando a sua composição química.
Enquanto na transformação física a identidade química da matéria envolvida e preservada, na transformação química a identidade química da matéria envolvida e completamente alterada.
Preocupado em determinar a composição do ar atmosférico e explicar a reações da combustão, o químico francês Antoine Laurent Lavoisier, no ano de 1777(séc XVIII), observou certa regularidade nas muitas reações por ele efetuadas.
Em um relato do próprio Lavoisier a respeito de uma de suas experiência “Eu tomei os 2,38g de Óxido vermelho de mercúrio que tinha obtido anteriormente e os introduzi numa pequena retorta de vidro. Quando aqueci a retorta e esta se tornou incandescente, o material vermelho começou a perder pouco a pouco seu volume, e, em alguns minutos desapareceu completamente. Ao mesmo tempo surgiram 2,19g de mercúrio e foi recolhido um gás que, uma vez pesado, forneceu uma massa igual a 0,19g. Esse gás e melhor que o ar da atmosfera para a respiração dos animais e para a conservação da combustão”.
Tal gás já