Fenomenos do Transporte
Definição de um Fluido (...)
Dimensões, Homogeneidade Dimensional e Unidades
A mecânica dos fluidos envolve várias características que devem ser descritas de modo qualitativo e quantitativo.
O modo qualitativo identifica a natureza ou o tipo da característica, como o tempo, o comprimento, a tensão e a velocidade.
Já o modo quantitativo fornece uma medida numérica para a característica, a descrição qualitativa é utilizada normalmente quando se utiliza quantidades primárias, como o tempo (T), o comprimento (L), a massa (M) e a temperatura (T), que são combinadas para formar quantidades secundárias como a velocidade (LT-1), a massa específica (ML-3) e a área (L²).
Essas três dimensões básicas (L, M e T) são suficientes para descrever um grande número de problemas.
Sistemas de Unidade Mais Utilizados na Engenharia
Os sistemas de unidade mais usados na engenharia são: O sistema internacional de unidades (SI), o sistema de unidades gravitacional britânico e o sistema de unidades inglês técnico.
Medidas de Massa e de Pesos dos Fluidos (...)
Lei dos Gases Perfeitos
Os gases são muito mais compressíveis do que os líquidos. Sob certas condições, a massa específica de um gás está relacionada com a pressão e a temperatura através da lei dos gases perfeitos. A lei dos gases ideais é a equação de estado do gás ideal, um gás hipotético formado por partículas pontuais, sem atração nem repulsão entre elas e cujos choques são perfeitamente elásticos (conservação do momento e da energia cinética).
Viscosidade
Viscosidade é a resistência interna de um fluido (líquido ou gás) à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. A viscosidade de um fluido denota sua resistência ao escoamento; o inverso da viscosidade é a fluidez, ou seja, a facilidade de escoamento. O mel, por exemplo, é mais viscoso do que a água.
A força de coesão das moléculas, resultante da ação das forças de atração,