Fenomenos de transporte
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
SISTEMAS FLUIDOMECÂNICOS
BOMBAS
Camila Pereira Alvarães
Fabrine Santos
Luiz Antônio Freire de Alcântara
Marlon Nonato Alves Duque
Regina Lo Ré
Rio de Janeiro, 12 de junho de 2013.
1 - Definição
Bombas são máquinas hidráulicas que fornecem energia ao líquido com a finalidade de transportá-lo de um ponto a outro. Tem como função elevar um volume de um fluido a uma altura em certo tempo, possuindo um rendimento característico devido o consumo de energia utilizado por ela para desenvolver seu trabalho e para movimento próprio. São essas grandezas:
• Vazão – Q
• Altura manométrica ou carga – H, carga total de elevação em que a bomba trabalha. • Rendimento – η, relação entre a potência fornecida pela bomba e a cedida pelo eixo girante do motor.
• Potencia – P
Normalmente, recebem energia mecânica e a transformam em energia de pressão, em cinética ou em ambas, ou seja, transformam o trabalho mecânico que recebem para seu funcionamento em energia, que é comunicado ao líquido sob as formas de energia de pressão e cinética. A ação mecânica cria um vácuo parcial na entrada da bomba, o que permite que a pressão atmosférica forneça o fluido do tanque, através da linha de sucção, a penetrar na bomba. A bomba passará o fluido para a abertura de descarga, forçando-o através do sistema hidráulico.
Alguns autores chamam-nas de máquinas operatrizes hidráulicas, porque realizam um trabalho útil específico ao deslocarem um líquido.
O modo pelo qual é feita a transformação do trabalho em energia hidráulica e o recurso para cedê-la ao líquido aumentando sua pressão e/ou sua velocidade permitem classificar as bombas em dois grandes grupos.
Figura 1 – Características dos tipos de bombas
2 - Classificação
As bombas podem ser classificadas em duas categorias, como segue nos próximos índices.
2.1 - Turbo-Bombas, Hidrodinâmicas ou