Fenomenos de Superfícies
1 - Definir: a) adsorção – é o processo onde uma molécula forma uma ligação com a superfície de um sólido. É um processo de interfaces.
b) dessorção; é o processo inverso da adsorção, ou seja, a molécula ligada a superfície é liberada através do rompimento da ligação.
c) adsorvato; É a substância que se ligará à superfície do sólido, ou seja, é a substância ou molécula que será adsorvida.
d) adsorvente – é o material responsável pela adsorção da molécula. É a substância ou molécula na qual o adsorvato irá se ligar. 2 - Discutir como a adsorção varia com:
a) aumento da área superficial específica – como a adsorção é um processo que depende de uma ligação do adsorvato à superfície do adsorvente, quanto maior a área superficial específica do adsorvente maior será o processo de adsorção.
b) aumento da temperatura – o aumento da temperatura irá diminuir a intensidade da adsorção.
c) aumento da pressão do gás – como aumenta a disponibilidade de material a ser adsorvido o aumento da pressão favorece a colisão e o processo de adsorção.
3 - O que são tensoativos? Explique.
São substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos.
4 - Defina excesso superficial.
O excesso superficial mede o quanto uma substância está presente em excesso na superfície quando comparada à sua concentração no interior da fase.
5 - O que é uma monocamada?
A monocamada ocorre quando a película formada possui espessura exatamente igual a de uma molécula que compõe o filme.
6 - Defina pressão superficial.
É a diferença da tensão superficial quando comparada a tensão gerada por uma película de uma substância com baixa solubilidade e a tensão superficial desse líquido puro.
7 - Qual a diferença entre adsorção física e adsorção química? Explique.
Se entre o adsorvato e a superfície do adsorvente agirem apenas forças de van der Waals, a