feno
1 – esclarecimentos
1- A trajetória percorrida
O início da minha abertura para a fenomenologia surgiu de forma informal e espontânea há muito tempo. Me envolver e refletir sobre minha vivência e das pessoas com quem convivia, na tentativa de descobrir meios para amenizar a angustia que sentia por não conseguir manter, permanentemente, o amor delas por mim. Esse tipo de envolvimento, preocupação e reflexão, tem- se mantido durante toda minha existência. Meu objetivo passou a ser o de tentar chegar a uma compreensão do meu existir e do de meus semelhantes, que pudesse nos propiciar viver e conviver de modo a nos tornamos, o máximo possível, realizados e felizes. No início da juventude, eu não tinha encontrado os conhecimento científicos que possibilitassem enunciar uma forma de organizar as minhas reflexões.
Enunciar as experiências e reflexões até então acumulada, num conjunto de formulações que dominei, restritamente, de enfoque fenomenológico da personalidade, mas que num sentido amplo diz respeito ao momo como, atualmente, compreendo o meu existir e dos meu semelhantes.
E a cada releitura da partes que eu já havia considerado como prontas, sentia, e ainda sinto, que poderia amplia-las ou modifica-las, meu intuito é de que as enunciações que aqui apresenta não sejam consideradas como definitivas, mas o ponto de partida para novos envolvimentos e reflexões a respeito desse tema tão amplo e profundo que é a existência do ser humano, aqui abordada sob a perspectiva psicológica da personalidade.
Passos seguidos na elaboração da enfoque
Considero importante esclarecimentos sobre o modo como procedi em que tomei a decisão de elaborar um enfoque fenomenológico da personalidade, numerosos anos de experiência, estudos e reflexões. Ocorreu por meio dos seguintes passos:
1.° passo - retomei as obras de filósofos, psiquiatras e psicólogos fenomenólogos. Haviam me impressionado e delas cuidadosa revisão a fim de