Feno e fenação
A conservação e o armazenamento de forragens são atividades prioritárias de um sistema de produção de bovinos. O propósito da fenação é obter uma foragem desidratada de alta qualidade. Qualidade é a combinação das propriedades físicas, químicas e biológicas nas quais afetam o consumo, a digestão e utilização da forragem.
Estágio de Crescimento e Maturidade
A composição bromatólogica e o valor nutritivo de uma forragem em um determinado momento é o resultado dos fatores do meio e do potencial genético. Devido ao ambiente não ser igual em todos os lugares uma pesquisa deve avaliar o clima da localidade e estudar a planta nessas situações.
Estágio de Desenvolvimento
A altura da planta e a porcentagem de matéria seca aumentam consistentemene, à época do inicio de fase reprodutiva, enquanto a relação folha-caule e porcentagem de proteína declinam. Verifica-se que o declínio no valor nutritivo é mais suave nas leguminosas do que nas gramíneas, a medida que as plantas se tornam mais maduras.
A produção acumulada de matéria seca cresce segundo o modelo sigmoidal com a idade da planta enquanto, o valor nutritivo decresce quando a planta passa da fase de crescimento vegetativo para reprodutivo.
A época ideal de corte seria aquela em que a forrageira estaria mais adequada para a fenação, sob o aspecto qualitativo e quantitativo. Convém enfatizar que a qualidade da forragem à época do corte é de importância primária na qualidade do feno.
O processo de secagem começa quando a planta é cortada. Folhas de leguminosas secam mais rápido que o caule e isso contribui para a queda das mesmas e perda subsequentes da parte mais nutritiva.
O sol é fator importante na secagem a campo por fornecer calor, tanto para fornecer rápida fermentação, como também mais rápida secagem. Promove ainda a destruição das vitaminas A e E e a formação de vitamina D.
Muitos pesquisadores verificam que o amido como também a frutosana são hidrolisada e