Feminismo
Muitos hoje diz que não existem mais movimentos feministas como antigamente. Realmente, as feministas não fazem mais passeatas, protestos e panfletagens, como as que foram feitas, principalmente no inicio do século.
Porém, a ausência dessas manifestações não quer dizer que o feminismo acabou, entretanto, oque é feminismo?
O que é Feminismo?
O feminismo é um movimento político e filosófico que visa equiparar os direitos entre os homens e mulheres e gerar uma vivência livre de padrões que beneficiaram somente um dos lados, no caso, leis e normas sociais que beneficiaram os homens e prejudicaram as mulheres.
A partir dos anos 80, as feministas propuseram que o feminismo teria de examinar como a experiência feminina com a desigualdade tem relação com o racismo, homofobia, classicismo e colonização.
Femismo é o movimento que defende a igualdade dos direitos da mulher em muitas e diferenes situações, o movimento feminista remonta mais propriamente a revolução francesa, feminismo nos EUA e no reino unido.
Em 1837, fundou-se nos Estados Unidos a universidade feminina de Holyoke e, nesse mesmo ano, realizou-se em Nova York uma convenção de mulheres que se opunham à escravidão.
O abolicionismo foi, efetivamente, um dos temas centrais do desenvolvimento e consolidação do movimento feminista americano.
No Reino Unido, Mary Wollstonecraft publicou A Vindication of the Rights of Women (1792; Reivindicação dos direitos das mulheres), obra em que exigia para as mulheres as mesmas oportunidades de que gozavam os homens na educação, no trabalho e na política.
Mas foi somente em meados do século XIX, graças aos esforços conjuntos de Barbara Leigh Smith e do filósofo e economista John Stuart Mill, que se criou um comitê do sufrágio feminino. Em 1866, esse comitê apresentou ao Parlamento um projeto igualitário, que foi rejeitado.
Apesar dos êxitos parciais alcançados, o movimento sufragista britânico teve de esperar também o século XX para ver