Tipo de resenha critica
Apresentação.
Este texto tem como intenção, abordar sobre pesquisa científica nas faculdades e a interação com as pesquisas no mercado brasileiro e sobre a realidade das empresas no Brasil nos dias de hoje.
No Brasil, as indústrias econômicas adotaram um modelo de substituição de importações para atender a crescente demanda interna. Porém o setor brasileiro sofre uma viravolta pela a aceleração da globalização e da abertura comercial que se acentua no final dos anos 80 e início dos anos 90. A ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) , implantou em 2005, uma nova estrutura de preparo para a competição econômica, cultural e tecnológica. Internamente as empresas já têm adotado programas de engenharia, redução de custo e adaptações de produção no modelo fordista-taylorista. De acordo com FLEURY, as empresas incorporam flexibilidade para tentar mudar sua gestão de acordo com as novas exigências, mas não alteram as relações de poder vigentes na cultura empresarial.
Esses estudos sobre a mudança nas empresas podem começar na faculdade, com um enfoque pluridisciplinar e com a orientação de um docente vinculado. É preciso encontrar novos modelos de gestão compatíveis com os desafios atuais e romper com os antigos paradigmas. Isto é referenciado por Passos. Nesse estudo de processo de mudança, a contribuição da universidade é fundamental. A universidade, como instituição de pesquisa, é responsável por um numero significativo de investigações avançadas, a chamada revolução técnico-cientifica. A ação do acadêmico (mais tarde profissional) passa a ser importante quando ele mesmo apresenta alternativas e soluções aos problemas existentes e propõe novas formas de atuação aos nos e crescente desafios trazidos pela mudança na nossa sociedade, partindo do conhecimento já existente para procurar chegar a um saber mais elaborado e