FEMININOS
Como aliviar as dores do parto através de métodos não farmacológicos
As dores do parto constituem um dos maiores medos da futura mãe. estar informada,saber como lidar e o que fazer com essa “dor”,irá ajudá-la a passar pelo trabalho de parto e o parto em si com mais naturalidade.
Esse capitulo irá ajudar a conhecer todos os métodos disponíveis
Para aliviar as dores de forma mais natural possível.
A aplicação de métodos não farmacológicos de relaxamento e alívio da dor, e de posicionamentos irá ajudar a vivenciar a experiência do nascimento do seu filho de uma forma positiva e inesquecível.
Organização Mundial de Saúde defende que é essencial que métodos não-farmacológicos de alívio da dor sejam explorados, por serem mais seguros e acarretarem menos intervenções do que os métodos farmacológicos (tais como a analgesia epidural). Esta organização defende, contudo que a escolha informada da mulher face aos diversos métodos de alívio da dor deverá ser respeitada.
As causas fisiológicas da dor são a diminuição do aporte de oxigênio da musculatura uterina, o estiramento cervical, vaginal e perineal durante o período expulsivo, o stress materno e o limiar baixo de tolerância à dor.
Para que as mães possam saber como lidar com a dor durante o parto, aqui seguem alguns conselhos, que nós doulas poderemos passar:
Na verdade não é possível prever o nível de intensidade da dor de cada mulher no seu trabalho de parto e parto. Contudo, é de nosso conhecimento os vários fatores que possam influenciar a intensidade da dor que uma grávida poderá sentir,tais como ansiedade ,medo,tensão,vida agitada,fatores externos também contribuem e além da própria influencia cultural que muitas vezes influenciam o julgamento da intensidade da dor.
No entanto é importantíssimo estar consciente da origem natural e saudável da dor que estão sentindo.
Resumindo, as dores que as grávidas sentem podem ser provocadas pela