felizmente ha luar
Ano Lectivo 2010/2011
Curso Cientifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias
APL 2 - Produção de Biodiesel a partir de óleos usados
Realizado por: Bruno Pedrosa
Débora Varela
Evelyn Viana
Rafael Amador
Tatiana Varela
Turma A do 12º Ano
Planificação da Actividade de Projecto Laboratorial 2
Introdução
O principal objectivo desta actividade laboratorial, é obter, em laboratório, Biodiesel a partir de óleo vegetal usado.
“Biodiesel”
Biodisel é um combustível natural, biodegradável, limpo e não tóxico usado em motores diesel, produzido através de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais.
Este combustível é, ainda, neutro do ponto de vista de dióxido de carbono, uma vez que o dióxido de carbono libertado é equivalente ao que foi absorvido pela fotossíntese das plantas que lhe deram origem. Tratando-se de uma fonte de produção ao alcance de cada país, com um natural contributo para a cota nacional de redução de emissões de gases de emissão de estufa, constitui um forte mecanismo de redução da dependência energética de cada país face a derivados de combustíveis fósseis.
O Biodiesel é fabricado através de um processo químico chamado transesterificação onde a glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal. O processo gera dois produtos, ésteres (o nome químico do biodiesel) e glicerina (produto valorizado no mercado de sabões).
Transesterificação é uma reação química entre um éster (RCOOR’) e um álcool (R’’OH) da qual resulta um novo éster (RCOOR’’) e um álcool (R’OH).
Um éster é o produto da reação de um ácido (geralmente orgânico) com um álcool (o hidrogênio do ácido R-COOH é substituído por um grupo alquilo R"). Os ésteres mais comuns que se encontram na natureza são as gorduras e os óleos vegetais, os quais são ésteres de