Feliz aniversario- conto
Neste conto, a infelicidade é o que toma conta em meio a aparente “felicidade” de uma festinha de aniversário. As atitudes dos personagens revelam que tentam manter os laços familiares, ou seja, estão agindo mais como uma forma de ter-fazer do que o querer-fazer (sentenm-se como um dever ir a festa, e não por prazer).
Clinica de repouso
O conto começa quando Dona Candinha, dona da casa, descore que sua filha traz um estranho ao local(sendo esse ser o namorado), porem, dizendo ser um irmão de uma amiga de infância, e precisava só de alguns dias para se alojar, e arranjar um emprego. Ao descobrir, Dona Candinha e sua filha passam a ter diversas discussões, e a viúva manda seu namorado e sua filha saírem de casa. Com raiva, Maria volta, e junto à ela, um emfermeiro e seu namorado, alegando que sua mãe está louca e precisa ser internada. Na clínica de repouso, a velha alega não estar louca, e passa o tempo todo reclamando e pedindo por melhores condições.
Neste conto, vemos uma inversão no poder familiar, pois, em muitas famílias, as pessoas de idade “perdem” seus direitos, e o núcleo familiar passa para os filhos, e em