Felicidade para todos
Módulo D
Projeto interdisciplinar: Felicidade para todos (Reportagem Revista Vida Simples – Set/2009)
O rei de Butão, preocupado em ter súditos felizes criou a mais de 30 anos um índice de desenvolvimento social baseado em pesquisas que procurar mapear o que pode trazer a felicidade para o seu povo. Esse projeto foi nomeado como FIB, que significa FELICIDADE INTERNA BRUTA. Algumas cidades do mundo estão dispostas a imitar esse belíssimo exemplo.
Desde a implantação do FIB, o pais se tornou uma espécie de laboratório e reuniu especialistas de vários países para encontrar os critérios que determinam a satisfação com a vida e um alto índice de bem estar físico e psicológico. O resultado foi: o nascimento de um país economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.
Podemos observar que mesmo num país budista, o bem estar material está na base de tudo, mas como encontrar o equilíbrio? Após estudos concluíram que 6 horas de trabalho por dia são suficientes para manter a economia ativa, sem prejudicar as atividades individuais das pessoas.
Módulo E
Plano de contas é agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa, isso é considerado indispensável para o registro de todos os fatos contábeis.
O plano de contas deve conter somente as contas que serão movimentadas (presente ou futuro).
Plano de contas importado: É uma cópia de um Plano de contas de outra empresa, isso ocorre em escritórios de contabilidade e em planos comuns.
No plano de contas deve conter o volume e a natureza do negócio e deve atender o interesse dos usuários que são os acionistas, gerentes, etc...
Plano de contas simplificado: Tem uma estrutura dividida entre Conta (Ativo, Passivo, Pl, Resultados...), Grupo de contas (Circulante, Não circulante,...), Conta de Grupo (Caixa, Fornecedores, Reservas, ...).
A elaboração e aplicação do plano de contas decorrem das características do