Filosofia- "Em busca da felicidade"
“Em busca da felicidade”
Índice
Introdução
Este trabalho foi-nos proposto pelo professor Carlos Amaral, no âmbito da disciplina de Filosofia. O tema do nosso trabalho é A busca da Felicidade e ao longo deste trabalho vamos tentar abordar várias maneiras de tentar chegar mais perto da felicidade.
Devido à vastidão do nosso tema decidimos dividi-lo em cinco partes:
- A Felicidade e o Prazer, onde vamos relacionar estes dois conceitos;
- A variabilidade da felicidade, onde vamos referir as várias variáveis que fazem da felicidade algo tão mutável;
- Projeto de Vida, onde vamos relacionar a existência de um objetivo na nossa vida com a conquista da felicidade;
- A busca da felicidade através da música, onde tentamos relacionar a presença de música na vida das pessoas com a possibilidade de alcançar a felicidade;
- Ética e a felicidade, onde vamos mostrar a ligação que a ética pode ter para trazer a um indivíduo felicidade.
Felicidade e Prazer
Muitas pessoas tendem a comparar e a relacionar estas duas palavras, Felicidade e Prazer. Na verdade, a felicidade e o prazer, são dois sentimentos ou emoções que se encontram muito próximos.
Como é que podemos caracterizar a felicidade?
- Podemos considerar a felicidade um bem-estar físico e psicológico que varia de cultura para cultura, de geração para geração e de pessoa para pessoa. Cada indivíduo tem o seu conceito de felicidade, os seus objetivos, bem como os seus projetos de vida.
- A felicidade não está ligada a uma ação ou atividade, mas está sim ligada a um bem-estar duradouro que sentimos ao longo de todo o tempo em que estamos em harmonia com o nosso interior.
- A felicidade tem a ver com a nossa paz interior, com o nosso crescimento como ser humano, sensível a tudo e a todos. É tentar, compreender, ouvir, perdoar, amar mais e melhor. No fundo é fazermos com que todos os que estão à nossa volta, possam sentir-se especiais, desejados, ouvidos, e só