feito para textos
Deixando o saudosismo de lado, a comunicação precisa ser adequada ao público, ao ambiente, e todos os elementos dela precisam estar ligados e concatenados.
Como foi visto no processo de comunicação, o receptor precisa entender o que o emissor quer dizer, para dar a resposta esperada, o feedback. Conforme o objetivo que se tem com a comunicação, a linguagem desempenha uma função, seja informar, seja persuadir, e sempre para fazer‑se compreender melhor pelo receptor. Assim como ao falarmos temos que nos adequar ao ambiente, quando escrevemos, isso também deve prevalecer.
A comunicação empresarial envolve todas as ferramentas de comunicação, escolhidas especialmente para cada um dos públicos a serem trabalhados. Observe que se trata de uma atividade multidisciplinar e que, só por essa razão, já apresentaria bom grau de dificuldade para ser levada a cabo.
Há empresas que compreendem essa dificuldade e a importância das pessoas nas empresas, que por essa razão envolve conflitos, emoções, potencialidades e dificuldades. Essa atitude empresarial tem levado à valorização da comunicação, o que tem refletido de forma positiva, como a socialização dos conhecimentos da área.
Mas há também uma leva de empresários, com visão apenas administrativa e de lucro, que considera a comunicação como algo secundário ao seu negócio. Essa postura não tem contribuído muito para ampliar o aumento da compreensão entre as pessoas e para facilitar a solução de conflitos, quase sempre proporcionados pela falta de comunicação.
A grande transformação do mercado observada a partir