TEXTO ACADEMICO FEITO
ADRIANA SCOPEL ZANOLLA
JOSÉ ROSEVAN DOS SANTOS SILVA
LUIS FELIPE MULLER BIEGER
MARLENE STAUT ROMERA
POLIANA FERNANDES LAET
título do trabalho:
Subtítulo do Trabalho, Se Houver
Sapezal - MT
2014
ADRIANA SCOPEL ZANOLLA
JOSÉ ROSEVAN DOS SANTOS SILVA
LUIS FELIPE MULLER BIEGER
MARLENE STAUT ROMERA
POLIANA FERNANDES LAET
título do trabalho:
Subtítulo do Trabalho, Se Houver
Trabalho de Envio de Arquivo apresentado à Universidade Aberta do Brasil – UAB/UNEMAT para a disciplina Ciências Políticas do curso de Bacharelado em Administração Pública.
Docente: Vivian Lara Cáceres Dan.
Sapezal - MT
2014
1 INTRODUÇÃO
Ao iniciar a pesquisa acerca do artigo proposto, o grupo percebeu que seria necessário muito mais do que apenas resumir e expor a opinião geral do grupo em relação ao assunto discorrido.
De início, foram necessárias pesquisa para entender em sentido mais amplo o que seria, em sua essência, capitalismo, democracia, pós-modernidade, hegemonia e contra hegemonia. Foi necessário ainda analisar a trajetória do doutor em sociologia do direito, Boaventura Sousa Santos, para entendermos qual seu posicionamento em relação à política atual.
Partindo dessa premissa, pôde-se melhor visualizar as questões abordadas pelo autor Rafael Roque Garofano, em relação à concepção liberal de democracia, crise da representatividade e a participação política, para, finalmente podermos abordar com precisão a questão da teoria contra hegemônica de Boaventura de Sousa Santos, trazendo à tona a realidade da democracia Brasileira e não somente do mundo globalizado.
De forma sucinta, primeiramente conheceremos um pouco da trajetória de Boaventura de Sousa Santos e a importância de seus estudos com relação à política e sociedade de nosso tempo.
Após, analisaremos a história para identificar as características fundamentais da pós modernidade e então, elucidaremos temas como capitalismo e