Feira de Empreendedorismo
Através de estudos e pesquisas, especialistas descrevem as fases do estresse servindo como alerta. Quando uma pessoa passa por algum tipo de estresse o organismo prepara-se para lutar ou fugir, gerando uma característica de ataque cardíaca, alterando a pressão arterial e tendo efeitos como: boca seca, mãos e pés frios, falta ou aumento de apetite, diarreias passageiras entre outros.
Com esta resistência por utilizar toda energia adaptativa apresentando cansaço injustificado, sensação de desgaste e irritabilidade, esta fase de exaustão é pelo inicio de adoecimento, o enfraquecimento, as defesas do organismo estão cedendo e assim acaba gerando essa exaustão.
A literatura afirma que as categorias de profissionais que geram estresse como: Bombeiros, Enfermeiros, Juízes e professores vem sendo avaliados como as mais interessantes. Os motoristas de Ônibus Urbano incluem-se também nesta categoria.
Pois a atividade de dirigir envolve muitos requisitos bem como: atenção, responsabilidade, reflexos, rapidez, o estado de saúde e principalmente o estado de equilíbrio emocional. Foram entrevistados 204 motoristas, identificando o que causaria, quais situações levariam a causar mais estresse na profissão e eram: Condições do trabalho, carga horária, trajetos repetitivos, conflitos com passageiros, risco de vida (assaltos), trânsito, travessias inadequadas e falta de sanitários.
Isto contribui para o aparecimento do estresse, mas também existem estratégias para enfrentarmos o temido estresse, exemplo: Se um motorista esta preso em um engarrafamento, se for fumante poderá fumar um cigarro, fazer um treino respiratório ou contar até 10, estratégias que fazem parte das características pessoais
É preciso ressaltar a capacidade de cada pessoa para superar situações adversas como: Assaltos, mortes, maus-tratos e injustiça, tudo trabalhando sempre seu equilíbrio emocional, sendo capaz de