Feedback 360
O feedback 360º demonstra de modo amplo os ponto positivos e negativos a partir das pessoas que trabalham diretamente e indiretamente com um funcionário, de modo que, ajudando o mesmo em sua carreira profissional e ajudando a empresa a ter melhor aproveito dos funcionários.
O Feedback 360 graus ou avaliação de desempenho 360 graus, Feedback de Múltiplas Fontes, Avaliação Múltipla, Feedback sobre o Desempenho, Feedback de Múltipla avaliação ou Avaliação de Multi-Visão. Um sistema de avaliação que surgiu em 1970 nos EUA com o propósito dos alunos avaliarem seus professores. Em 1980 foi aderido pelas empresas americanas e européias. No Brasil, passou a ser aderido apenas na década de 90.
Sistema de avaliação pelo qual cada pessoa é avaliada pelo seu chefe, pelos seus companheiros, colaboradores, e inclusive, clientes.
No intuito de melhoria da comunicação e desempenho, propiciar um feedback mais objetivo para o RH. Esta avaliação evita o monopólio de avaliações realizadas pelo chefe (mesmo críticas ou benevolentes), acabando com uma visão errada do desempenho do funcionário, vinculando a estratégia, objetivos e cultura da organização. Propiciando o funcionário de conhecimento de seus pontos forte e fraco profissionalmente. Focando nos crescimento das habilidades, conhecimentos e atitudes do funcionário.
As vantagens partem da melhoria da informação no feedback para o RH até o crescimento profissional. As desvantagens surgem de um feedback desonesto, uma má interpretação ou avaliações apontada por vários pontos de vista até chegar num cenário de conflito de informações. Havendo equívocos maiores associando essa ferramenta para promoções e assalariamentos.
Para ter êxito no feedback 360º, devemos ter no mínimo dois terços da empresa utilizando esta ferramenta. Com o anonimato, deixando os avaliadores mais confortáveis ao fazer a avaliação. Deve haver algum tipo de treinamento para todos receberem feedback, incluindo o emocional e