Federalismo norte americano e brasileiro
O federalismo é um sistema político em que organizações políticas (estados, províncias) ou grupos se unem para formar uma organização mais ampla como, por exemplo, um Estado Central. No sistema federalista, os estados que o integram mantém a autonomia.
Um bom exemplo de federalismo são os Estados Unidos da América. Os estados se unem para formar o sistema central, porém possuem autonomia para definir assuntos de diversas naturezas como, por exemplo, criação de leis, definição de políticas públicas, criação e arrecadação de impostos, etc.
Dá-se o nome de Federação ou Estado federal a um Estado composto por diversas entidades territoriais autônomas dotadas de governo... O problema esta no autônomas qual a autonomia que os estados brasileiros possuem?
O que é Federalismo?
Artigo de Fábio Lins, em 06/11/2005.
O Federalismo é uma poderosa estratégia de administração pública, uma moderna técnica de gestão de sociedades, um modo de organizar o governo de modo a permitir que o povo possa fiscalizar e controlar os políticos e impedir o abuso de autoridade por parte deles. O Federalismo é o caminho do meio opondo-se tanto contra o autoritarismo como contra absoluta falta de coordenação. Ele pode ser comparado com uma orquestra.
Um governo centralista, autoritário e uniforme, seria como uma orquestra em que todos os músicos fossem obrigados pelo maestro a tocar um instrumento só. Todos os 200 músicos tocariam apenas a flauta, ou apenas o violino. Este é o caso do Brasil e seus planos, reformas, projetos e leis que independentemente das características de cada estado e município obriga todos a fazerem exatamente a mesma coisa. Pode dar certo para uns poucos, mas é inadequado para a maioria.
O oposto disso seria uma orquestra em que cada músico tem um instrumento, mas não há nem partitura nem maestro. É a anarquia completa. Obviamente, nenhuma música pode sair da total ausência de coordenação, apenas barulho.