Fechamento dos capítulos II e III do livro: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO.
Capitulo II.
As Metas do Ensino Médio: da Solução à Formação.
Neste tópico o autor vem introduzir sobre a introdução de reformas educacionais e a necessidade de refletir sobre as metas educativas antes de fixar os conteúdos a serem trabalhados com as turmas do ensino médio, pois é necessário buscar metas educativas para o ensino médio, para que os alunos desenvolvam capacidades formativas.
As Necessidades Formativas na nova Cultura da Aprendizagem.
A evolução da educação desde o seu surgimento, ate os dias de hoje, passou por uma grande evolução, desde o motivo de se educar ate o sentido que a educação tomou nos dias de hoje, passando pelo uso das novas tecnologias como computadores, celulares que possibilitam que o individuo aprenda continuamente, e fazendo assim com que as escolas não sejam mais a principal fonte de conhecimento para o individuo.
O bombardeio das mídias e a chegada quase que instantâneas de novas informações a todo o momento acabam por comprometer o pensamento critico dos alunos.
O Desenvolvimento de Capacidades Mediante a Aprendizagem de Conteúdos.
Como ensinar os alunos a obter capacidades bastante gerais e não especificas de um dado domínio, sendo assim deve-se buscar trabalhar e desenvolver essas capacidades de modo especifico em cada uma das áreas ou matérias onde sejam relevantes e estejam em conexão com os conteúdos disciplinares próprios de tais matérias.
Tipos de Conteúdos no Currículo.
A diversidade dos conteúdos saindo um pouco da tradição “verbalista” e passando a conteúdos mais diversos. Com isso os alunos aprendem a utilizar o que foi ensinado na resolução de problemas na interpretação de fenômenos ou de situações.
Entre outras classificações possíveis, na reforma educativa adotou-se uma distinção entre três tipos. 1- conteúdos verbais. 2- conteúdos de procedimentos e 3- conteúdos de atitudes.
Os Conteúdos Verbais: Dos