ovinos
(Ovis aries)
Medicina Veterinária
Fac Anhanguera Unidade III
Grupo:
Rafaela Toscano
Yonara Garcia
Marcus Garcia
Rafael Sanches
TEXONOMIA
Taxonomia é a ciência da classificação, de acordo com um sistema pré-determinado, e que tem como resultado um catálogo, usado para embasar discussões, análises e recuperação de informações . Na teoria, o desenvolvimento de um bom sistema taxonômico leva em conta a importância de cada elemento de um grupo (taxon) em sub-grupos (taxa) que são mutuamente exclusivos, inconfundíveis em todos os seus aspectos. Na prática, um bom sistema taxonômico deve ser simples, fácil de ser usado, e facilmente guardado na memória.
Classificação Taxonomica é em ordem do maior para o menor:
Domínio,Reino,Filo,Classe,Ordem,Família,Gênero e Espécie
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla Família: Bovidae
Subfamília: Caprinae
Gênero: Ovis
A Ovelha
A ovelha (Ovis aries) é um mamífero ruminante bovídeo da sub-família Caprinae. Um carneiro é uma ovelha macho e os juvenis são cordeiros,anhos ou borregos.
É um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro. Criado em cativeiro em todos os continentes, a ovelha foi domesticada na Idade do Bronze a partir do Urial (Ovis orientalis), que vive atualmente nas montanhas da Turquia e Iraque, ou de outras espécies da caprinos da região.
As ovelhas são, quase sempre, criadas em rebanhos. O manejo requer cuidados, seja pelo fato de se tratar de um rebanho grande, ou por serem animais sensíveis. Nas regiões mais frias, como no sul do Brasil, o cuidado com as crias recém-nascidas deve ser intenso, já que a época de partos coincide com os meses de inverno, quando se tratar de raças que possuem sazonalidade reprodutiva.
Além do frio, os criadores devem atentar para raposas, lobos e outros predadores, que cercam as fêmeas e roubam-lhes os filhotes. A lã, retirada no início