Fechamento de mina
Escola de Minas
ENGENHARIA AMBIENTAL BÁSICA
(AMB110-T32)
OURO PRETO - MG
2012
ASPECTOS AMBIENTAIS DE UMA MINA EM EXAUSTÃO
Trabalho apresentado à UFOP - Universidade Federal de
Ouro Preto, para a disciplina Engenharia Ambiental
Básica.
Professor: Julio Cezar de Oliveira.
Alunos: Cissa Lopes Lanna
Karla Baêta e Souza
Thaílla Bahia Castro
Ouro Preto – MG
Outubro de 2012
INTRODUÇÃO
É fato notório que a preocupação com os aspectos ambientais tem crescido. E não é diferente na mineração. Conhecida como uma das atividades mais poluidoras e devastadoras do meio ambiente, a mineração, que é conceituada como “a arte de descobrir, avaliar e extrair substancias minerais na superfície ou interior da Terra”, traz consigo inúmeros impactos, que são perceptíveis a partir do momento em que o corpo julgado jazida começa a ser explorado.
A crescente atenção dada à questão ambiental torna-se visível ao estudarmos os aspectos legais da mineração, por exemplo. Muitos artigos foram adicionados à
Constituição brasileira ao longo do tempo visando a redução dos impactos e a recuperação de áreas degradadas.
Antes que uma mina entre em operação, ela passa por algumas etapas, sendo elas:
1. Prospecção: Fase marcada pela procura. A investigação pode ser feita por reconhecimento geológico, trabalhos de campo, correlação estratigráfica, etc.
2. Pesquisa Geológica: Estudo do corpo julgado jazida, empreendido para o conhecimento de suas características, tais como teor, volume e valor econômico.
3. Desenvolvimento Mineiro: Preparação da jazida para possibilitar o seu aproveitamento industrial.
Então, tem-se inicio a fase de lavra, na qual ocorre o aproveitamento industrial da jazida provada e suficientemente desenvolvida. Por fim, inevitavelmente, tem-se a fase da exaustão, marcada pelo fim da vida útil da jazida. É nesta ultima fase que os maiores problemas começam a ser acumulados, pois além de todos os