264315612
503 palavras
3 páginas
igilância SanitáriaCONSULTAS PÚBLICAS
RELAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE QUE NOTIFICARAM COM REGULARIDADE AS TAXAS DE INFECÇÃO HOSPITALAR VIA SONIH CAPACITAÇÕES
NOTAS TÉCNICAS/PARECERES
PROGRAMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS – PARA/PR
CARTILHA DO INSPETOR SANITÁRIO
REQUERIMENTO DE LICENÇA SANITÁRIA
sasa
O que é a Vigilância Sanitária?
As ações de Vigilância Sanitária (VISA) devem promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A ANVISA também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.
No Paraná a VISA coordena o trabalho feito em todas as cidades (pelas vigilâncias municipais) e complementa ações e normas quando há necessidade.
Para informações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária - SNVS, clique aqui
Para saber mais sobre o departamento estadual, clique aqui.
Legislação Anvisa - Legislação Estadual
Vigilância Sanitária de Alimentos
O objetivo é garantir a qualidade dos serviços de alimentos. As ações da divisão são válidas para todos os tipos de alimentos, matérias-primas, coadjuvantes de tecnologia, processos tecnológicos, aditivos, embalagens, equipamentos, utensílios e também aos aspectos nutricionais. A fiscalização e inspeção dos serviços fica a cargo das Secretarias Municipais de Saúde e pode ser complementado pela VISA Estadual.
Profissionais da Saúde e Setor Regulado