Fechamento de Mina
Impactos Ambientais da Mineração
COELHO, Alexandre Aguiar Coelho1
GOMES, Felipe Camargos Silva
MATOSINHO, Wesley Diônatas
MELO, Luis Alberto Ferreira de
OLIVEIRA, Diogo Saraiva Resende
OLIVEIRA, Ingrid Luiza de
RESUMO
A mineração é atualmente um dos pilares da economia mundial, grande responsável pelo desenvolvimento econômico, geração de renda, redução da pobreza e também pela criação e manutenção de novos empregos. Ela fomenta grande parte das exportações e do crescimento econômico do país no mercado internacional. No entanto, as atividades das mineradoras no Brasil e no mundo, são responsáveis por grandes impactos ambientais, deteriorando significativamente o meio ambiente. A exploração de recursos minerais em determinada área atinge diretamente a população circunvizinha, observando-se os aspectos culturais, sociais e ambientais. Ao fim das atividades mineralógicas, não basta simplesmente fechar a mina, abandonar a área minerada e partir em busca de uma nova jazida. O fechamento de mina insere sob esta perspectiva como uma medida que visa atenuar os efeitos danosos ao meio ambiente, propiciados pela mineração, bem como assegurar que a qualidade de vida das pessoas não seja violada e que os recursos ambientais presentes não sejam extintos, mas estejam disponíveis a toda população.
PALAVRAS-CHAVE: Mineração, fechamento de mina, impactos ambientais, reabilitação ambiental.
1. INTRODUÇÃO
A preocupação com a questão ambiental vem se impondo a algumas décadas, tornando-se, hoje, um fenômeno mundial e provocando um repensar de atitude em todas as atividades que interferem direta ou indiretamente no meio ambiente. Na mineração, em decorrência dessa nova consciência, a sociedade vem exigindo uma nova abordagem também para a questão do fechamento de mina.
O Brasil atualmente possui posição expressiva no mercado mineralógico mundial, principalmente na exploração de minério de ferro, manganês, bauxita,