Febre amarela
Febre Amarela
Descrição: a febre amarela apresenta duas formas de expressão urbana e a silvestre.A febre amarela urbana encontra-se erradicada de nosso país desde 1942.Nao é possível erradicar a febre amarela silvestre, pois esta apresenta um importante ciclo natural de circulação entre os primatas não humanos das florestas tropicais. Doença infecciosa aguda, de curta duração gravidade variável, causada por vírus e transmitida por mosquito infectado.
Agente etiológico: Vírus da febre amarela, transmitido pelo mosquito hematófago Aedes aegypti.
Período de incubação:
3 a 6 dias
Período de transmissão: Pouco antes dos primeiros sinais e sintomas até o 3 dia da doença.
Modo de transmissão: Febre amarela urbana: do o homem para o homem, pela picada do mosquito infectado;
Febre amarela silvestre: do macaco para o homem, pela picada do mosquito infectado.
Sinais e sintomas:
Febre, mal-estar,náuseas,vômitos,icterícia,hemorragia,dor lombar, muscular e nas articulações. Na forma grave, há hemorragia intensa, insuficiência renal e hepática, comprometimento de outros órgãos, coma e morte.
Tratamento:
Apenas sintomático. A vacina antiamarílica é o único meio eficaz para prevenir e controlar a doença,já que interrompe o ciclo de transmissão,e tem por objetivos conferir proteção individual e coletiva à população,bloquear a propagação geográfica da doença,criando uma barreira de imunidade,e prevenir epidemias.A partir de 1998,visando evitar a ocorrência de surtos grande magnitude,o Ministério da Saúde iniciou uma ampla campanha de intensificação da vacinação contra a febre amarela na área de risco, totalizando, até 2001,58 milhões de doses de vacina aplicadas.As ações de prevenção e controle da febre amarela tem como meta atingir a cobertura vacinal de 100% em todos os municípios,com estratégias diferenciadas de vacinação:nas salas de vacinas, vacinação casa-a-casa na zona rural, nas escolas, em campanhas e ação