09672213743
5699 palavras
23 páginas
COMUNICAÇÃOORGANIZACIONAL
E SEUS PROCESSOS:
UM
ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA
ELÉTRICA PAULISTA.
Glauce Corcioli e Silva, Acadêmica 3º Ano Secretariado Executivo
Rafael Furlan Lo Giudece, Professor Orientador
RESUMO
A presente pesquisa irá descrever o processo de comunicação da informação organizacional
realizado
por
meio
de
um
canal
de
comunicação, o Boletim Informativo da Companhia de Transmissão de
Energia Elétrica Paulista. Por ser um assunto ainda pouco explorado no âmbito da Ciência da Informação, optou-se por um estudo de caso e a pesquisa, de caráter exploratório e descritivo. Utilizou-se de análise documental e entrevistas para o levantamento preliminar de dados.
Palavras-chaves: Comunicação Interna, endomarketing, público interno. 1
INTRODUÇÃO
Na sociedade atual, pós-industrial e globalizada há o consenso de que a informação deve ser considerada como recurso, tão fundamental quanto os outros de produção, materiais, financeiros, porém particular dentre os demais. Por ser particular deve ser administrado e gerenciado de forma diferenciada.
A partir do momento que uma informação é transmitida a alguém, estabelece-se aí um ato de comunicação, sendo esta a condição para a existência deste a informação, a matéria prima básica da comunicação é a informação e, sendo assim, pode-se afirmar que não há comunicação sem informação. O objetivo final de uma empresa é criar e levar até o consumidor um produto ou serviço cuja qualidade corresponda as suas necessidades, desejos e expectativas. Para que a empresa funcione satisfatoriamente é preciso que todos os setores estejam sintonizados com este objetivo principal, com a própria razão de ser da empresa (BEKIN, 1995 A afirmação de Bekin, apesar de ser direcionada às empresas, cabe a qualquer tipo de organização.
Para que qualquer organização responda aos desejos e expectativas de seus públicos, é necessário que a