fdgd
Departamento de engenharia
Curso: Engenharia Civil
Fisica II
Força de Empuxo
Aluna: Nathalia Cunha Oliveira
Mat. 2009.1.025.0315
Goiania, Março, 2014
Introdução Teorica
O principio de arquimedes é uma consequencia das leis da estatica dos fluidos. Quando um corpo é total ou parciamente mergulhado no fluido (liquido ou gas) em equilibrio, o fluido exerce pressão em todos os pontos da superficie do corpo que esteja em contato com ele. A pressão é maior nas partes imersas mais profundas. A resultante de todas estas forças de pressão é uma força vertical, dirigida para cima,denominada empuxo do fluido sobre o corpo imerso. Podemos determinar o módulo e o sentido desta resultante, como se segue.
A pressão em cada ponto da superficie não depende do material do qual o corpo é feito. Suponhamos, emtão,que o corpo, ou a porção deste corpo esteja imersa, seja substituido por fluido, da mesma natureza que aquele que envolve o corpo. Este fluido receberia a mesma pressão que atuava no corpo imerso e estaria em equilibrio. Então a resultante das forças que atuam nele será vertical, para cima, de módulo igual a seu peso, e deverá passar pelo centro de gravidade. Deste resultado segue-se o principio de arquimedes, que é enunciado da seguinte maneira "todo corpo total ou parcialmente imerso em um fluido recebe deste um empuxo vertical dirigido para cima, de modulo igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo."
Fe=mfg= prVg
Onde pr é a densidade do fluido, mf é a massa do fluido deslocado, V e o volume do objeto que está submerso e g é o módulo da aceleração da gravidade.
Uma vez que o volume é igual a área de seção transversal a multiplicada pela altura submersa h. Logo a força de empuxo é dada por :
Fe= pr(Ah)g
Se o objeto é mergulhado no fluido enquanto a força de empuxo é medida, a inclinação do grafico de Fe versus h proporcional a densidade do fluido.
Vimos que a força atua verticalmente para